sábado, 23 de outubro de 2021

RUA BERNARDO RAMOS - A MAIS ANTIGA DE MANAUS


A Rua Bernardo Ramos é a primeira e mais antiga rua de Manaus, de acordo com registros históricos. Criada na Ilha de São Vicente em conjunto à construção do Forte de São José do Rio Negro, e marca o processo de urbanização na capital amazonense, usada como proposta no processo de revitalização do Centro Histórico.




Localizada no centro de Manaus, ao lado do Museu da Cidade de Manaus, a Rua Bernardo Ramos tinha como proposta inicial uma forma ousada de inovar e embelezar a cidade, com elementos referenciais originais e antigos, com um tom moderno que enriquecesse a estrutura no novo sem apagar o passado.


História da Rua Bernardo Ramos



Com início na Ilha de São Vicente, onde atualmente se concentra a área do Paço da Liberdade (Praça Dom Pedro II), um povoado pequeno cresceu e se transformou em uma vila, depois em cidade e hoje tem aproximadamente dois milhões de habitantes.


A rua contém o calçamento e grande parte das casas originais da época. O piso continua revestido de pedra tipo Arenito Manaós, depois de ter tido camadas do asfalto retiradas. Casarões que resistiram ao tempo como a sede da Maçonaria Esperança e Porvir e as primeiras casas da Cidade chamam a atenção de quem visita aquele espaço, pois continuam bem preservadas.



Durante a comemoração de 350 anos da cidade de Manaus no ano de 2019, a Prefeitura de Manaus entregou para a população duas casas consideradas como as mais antigas da capital depois de terem sido restauradas, para servirem como espaços culturais e abrigarem o acervo de Óscar Ramos, um dos principais artistas do Amazonas.


Tendo sua estrutura feita de barro e madeira, as casas 69 e 77 trazem consigo a memória de uma fase em que Manaus deslumbrava de um dos períodos mais ricos e memoráveis, a Belle Époque. Casas como esta relembram casarões como o atual Museu Casa de Eduardo Ribeiro, por possuir o mesmo tipo arquitetônico.




No local podemos destacar também o IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas), que tem frente com a Rua Bernardo Ramos e fundos para a Rua Frei dos Inocentes. O Hotel Cassina também é outro prédio que tem seu valor, e hoje está sendo reformado pela Prefeitura de Manaus. Com a queda do período Áureo da Borracha, o local passou a ser uma pensão, e depois se tornou um Cabaré e hoje o prédio está em condições de ruínas.


Entorno da Rua




A Rua Bernardo Ramos fica localizada em uma área próxima de outros atrativos turísticos, como o Museu da Cidade de Manaus e o Palácio Rio Branco, um dos prédios de maior relevância arquitetônica da cidade. Fica próximo também da Praça Dom Pedro II, conhecida popularmente como Paço da Liberdade.


Aquela área também recebe todos os anos durante o aniversário de Manaus, o evento Passo a Paço, que foi criado pela prefeitura como forma de festejo para a população Manauara.

 

RESUMÃO


Localizada na Ilha de São Vicente, ao lado do Museu da Cidade de Manaus e da Praça Dom Pedro II, inicialmente foi chamada de Rua São Vicente. Depois mudou de nome em homenagem a Bernardo de Azevedo da Silva Ramos, político e comerciante, um dos fundadores do IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas). Ele foi dono de uma coleção de moedas que contava com mais de 10 mil peças. Atualmente, você pode apreciar toda a coleção no Museu de Numismática Bernardo Ramos, que integra o Centro Cultural Palacete Provincial, localizado na avenida Sete de Setembro.


A rua foi a primeira a ser urbanizada na cidade. Hoje, o toque nostálgico da via começa pelo seu calçamento, todo feito em pedra. Frondosas árvores ocupam as calçadas e um casario antigo ladeia a rua.


É na Bernardo Ramos que estão as duas casas consideradas as mais antigas de Manaus, as de números 69 e 77, que hoje abrigam o Centro Cultural Óscar Ramos. É também nesta rua que está a Loja Maçônica Esperança e Povir, a mais antiga de Manaus.


Também merece destaque a sede do IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas) que tem a frente na Bernardo Ramos e os fundos para a rua Frei José dos Inocentes.


Outro prédio icônico é o antigo Hotel Cassina, que está sendo recuperado pela Prefeitura de Manaus. Construído pelo italiano Andrea Cassina no período áureo da borracha, está localizado entre as ruas Bernardo Ramos e Governador Vitório, na Praça Dom Pedro II (antiga Praça da República). Com o declínio da economia da borracha, o local passou a ser chamado de pensão e posteriormente, Cabaré Chinelo. Há mais de meio século que o prédio está reduzido a condição de ruínas, existindo apenas as quatro paredes e parte das armações de ferro.


Quem foi Bernardo Ramos?




Filho de Manoel da Silva Ramos, fundador da imprensa na capital do Amazonas, e Jesuína Maria de Azevedo da Silva Ramos, perdeu o pai ainda menino, indo trabalhar na agência dos Correios da cidade.

Exerceu diversos cargos públicos a partir dos 21 anos, sendo eleito Intendente Municipal (Vereador). Viajou pela Europa e Oriente Médio, percorrendo a Palestina e o Egito, adquirindo conhecimentos de diversas línguas, entre as quais a língua hebraica, a língua fenícia e o sânscrito, o que lhe permitiu a leitura de diversas moedas.

Comerciante, Bernardo Ramos foi fundador e presidente da Associação dos Proprietários de Manaus. Foi ainda fundador do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (25 de março de 1917) e um dos fundadores do Clube Republicano do Amazonas.


Foi dono de uma coleção de moedas que aproximava mais de 10 mil peças, que hoje são expostas no Museu de Numismático Bernardo Ramos, que faz parte do Centro Cultural Palacete Provincial, na Avenida Sete de Setembro.

A rua recebeu o seu nome em sua homenagem.


Desta forma, a Rua Bernardo Ramos é uma das áreas com maior peso histórico e cultural, tanto por estar localizada no marco inicial da cidade, quanto por preservar a memória da cidade como as casas 69 e 77. É de um grande prestigio saber que ainda tem locais como este que ainda guardam memórias das vidas antecedentes às nossas. É nosso dever cuidar e conservar o que temos aqui.



   

Fonte de Pesquisa: PORTAL AMAZÔNIA

 

 

PARA CORRIGIR, ACRESCENTAR, EXCLUIR ou CRIAR UMA PUBLICAÇÃO... FALE CONSOCO...




PARA VER OUTRAS IMAGENS E OUTROS DETALHES SOBRE ESTE LOCAL
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE TODOS NOSSOS LOCAIS


VC TAMBÉM PODE ENTRAR NA SUA REDE SOCIAL E FAZER UMA BUSCA APENAS DIGITANDO...
MINHA MANAUS HISTÓRIAS



© 𝘔𝘐𝘕𝘏𝘈 𝘔𝘈𝘕𝘈𝘜𝘚 𝘏𝘐𝘚𝘛𝘖𝘙𝘐𝘈𝘚


#minhamanaushistorias #manausnocoracao #manaus #amazonas #minhamanaushistorias #historiasdemanaus #Manaus #Amazonas #Historia #Viral #Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITE-NOS