ALEIXO
O Aleixo literalmente concentra a informação. No bairro estão localizados grandes empresas do ramo entre elas Rede Amazônica de Rádio e Televisão, a TV e jornal A Crítica, TV Rio Negro, CBN Manaus.
HISTÓRIA
O bairro do Aleixo em Manaus surgiu a partir do ano de 1942, quando ocorreram as primeiras invasões no local, que era utilizado costumeiramente como atalho para a Colônia Antônio Aleixo, antigo leprosário da cidade, e de onde advém seu nome.
Em sua origem, o bairro ficava nos limites do perímetro urbano da cidade e não oferecia muitos atrativos para os moradores, uma vez que a região era dominada pela floresta e não havia rede de água, luz e saneamento básico, além de abrigar, até 1968, o lixão municipal de Manaus, hoje Horto Municipal.
Foram os próprios moradores que abriram as primeiras ruas do bairro, utilizando inclusive facões nesta tarefa, ou contratando o serviço de tratores, forma pela qual abriram-se as ruas São Domingos e Bonsucesso.
O bairro era constituído de inúmeros igarapés que hoje estão aterrados ou poluídos, como é o caso do igarapé do Curro, muito lembrado pelos moradores antigos.
De acordo com Clóvis Ferreira, morador do bairro há 45 anos, o igarapé era comumente utilizado para tomar banho e pescar emprestando seu nome à antiga rua do Curro, al Severiano Nunes. Nesta rua, estava localizado o bar Nacionalino, ponto de referência no bairro durante muitos anos e que funcionou até 1983.
Nessa época, o Aleixo passou a atrair grande número de pessoas vindas de diferentes pontos da cidade para frequentar as muitas casas noturnas e bares do local, como o Stakadrinks, ou Drinkfacas, famoso pelas confusões ocorridas nos recintos.
Além do Caranã, o Clube dos Oficiais, o Rip Show Clube e o prostíbulo popularmente chamado de Tia Xica.
HOJE
O bairro conta, ainda, com as agências bancárias do Itaú e Bradesco, além de posto de atendimento do banco do Brasil.
As inúmeras igrejas católicas e evangélicas fazem parte do cenário com destaque para as principais: São José de Belo Horizonte, São Benedito, Santa Edwigens, São Paulo Apóstolo, Sagrado Coração, Igreja da Paz, Assembleia de Deus e I Igreja Batista do Aleixo. Localizado na zona centro-sul, fazendo divisa com os bairros de São Francisco, Petrópolis, Coroado e Adrianópolis. Sua população, segundo dados do IBGE
(Instituto Brasileiro de Geografa e Estatística - Censo de 2000), é de 19.282. Sua principal avenida é a André Araújo.
Vários becos também compõem a malha viária da região.
No Aleixo, observa-se uma grande variedade de moradias com casas de madeiras e pequeno padrão de desenvolvimento humano, até casarões e palacetes principalmente os conjuntos habitacionais que compõem o bairro como o Huascar Angelim, Jardim Espanha e Jardim Paulista, além dos condomínios Abílio Nery e Barão do Rio Negro.
Principais Ruas
Avenida André Araújo, Rua Belo Horizonte, René de Nápolis, Huascar Angelim, São Domingos, Castro Alves, Bom Sucesso, José do Patrocínio, Agostinho Barbosa.
#minhamanaushistorias #manausnocoração #manaus #amazonas #prefeiturademanaus #manauscity
Nenhum comentário:
Postar um comentário