segunda-feira, 18 de julho de 2022

ALGUMAS RUAS DA CIDADE

 Rua Henrique Antony



Rua Henrique Antony (Foto:Girlene/G1AM)

Também faz parte das ruas primitivas de Manaus.  Henrique Antony é o patriarca de uma das famílias mais antigas da cidade. Henrique também é considerado um dos comerciantes mais importantes que viveu na capital. Na descendência numerosa, há guerreiros, atuais políticos e procuradores do Estado do Amazonas.


Rua Visconde de Mauá



Rua Visconde de Mauá tem o início no Rio Negro (Foto: Ana Graziela Maia/G1 AM)

A Rua Visconde de Mauá também tem o início no rio Negro e desemboca na praça da Igreja Matriz da cidade. O nome é em homenagem ao visconde que implantou a primeira linha de embarcações à vapor. Importantíssimo para o alavancar da economia da cidade.

A via já foi chamada de rua dos Inocentes, devido à um primitivo cemitério da cidade localizado na área em que se faziam os enterros de crianças. Também já foi chamada de rua do Sol. A via foi o endereço da sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) ainda em 1891.


Rua 10 de julho



Rua 10 de julho (Foto: Girlene/G1AM)
As ruas 24 de maio e 10 de julho revelam datas de enorme relevância na história do Amazonas. A 10 de julho é mais nova se comparada às vias descritas anteriormente. Já chegou a ser chamada de rua do Progresso. 

A data em questão  é o dia em que os amazonenses, no ano de 1884, deram liberdade aos escravos da então Província do estado. 

Rua 24 de maio



Rua 24 de maio (Foto: Girlene/G1AM)

A rua 24 de Maio, no Centro de Manaus, é uma das referências da vida do manauara, mas poucos sabem o motivo da homenagem. A data é uma das mais importantes para o Amazonas porque, neste dia, em 1884, os escravos negros foram libertados no município, dois meses antes da abolição da escravidão no Amazonas, e quatro anos antes da Princesa Isabel assinar a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.

Manaus, no entanto, foi a segunda cidade brasileira a abolir a escravidão. Acarape, no Ceará, deu liberdade aos escravos em 1º de janeiro de 1883 e o Estado do Ceará, foi palco da libertação em 25 de março de 1884. No Amazonas, o presidente da província, Theodureto Carlos de Faria Souto, um cearense, foi quem decretou a abolição. 



Avenida Getúlio Vargas



Rua 24 de maio (Foto: Girlene Girlene/G1AM)

Antigamente a Avenida Getúlio Vargas (antiga rua 13 de Maio) era conhecida como Igarapé dos remédios que se estendia até os arredores da Igreja dos Remédios (até a rua Floriano Peixoto). Após o aterro do igarapé dos Remédios e do Espírito Santo, essa área da Getulio Vargas passou a ser um pântano. Com a transformação do centro da cidade de Manaus, os governantes da época, perceberam que estes lugares haviam tornado-se casa para todos os tipos de Mosquitos e outros tipos de doenças. Também havia a necessidade de tornar o centro da cidade, bonito aos olhos da população daquele período.

O processo de saneamento do igarapé do Aterro foi iniciado no final do século XIX e somente foi concluído o trabalho de aterramento no início da década de 1930. A mensagem do prefeito de Manaus José Francisco de Araújo Lima de 1929 traz informações sobre o aterramento deste igarapé e mostra fotos reveladoras das técnicas de movimento de terras. 



Rua Joaquim Nabuco



Reprodução: google street view
Considerada uma das mais extensas ruas de Manaus, inicia na "Manaus Moderna" e termina na Avenida Airão, cortando todo o centro antigo. Seu nome é em homenagem ao pernambucano Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo - um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. 


Avenida 7 de setembro



Avenida 7 de setembro (Foto: Girlene/G1AM)

A Avenida 7 de setembro, devido à Independência do Brasil, já foi chamada de Avenida Governador Fileto Pires, em homenagem ao governador que residia na via.

 



 


  

Fonte de Pesquisa: PORTAL AMAZÔNIA

 

 


PARA CORRIGIR, ACRESCENTAR, EXCLUIR ou CRIAR UMA PUBLICAÇÃO... FALE CONSOCO...




PARA VER OUTRAS IMAGENS E OUTROS DETALHES SOBRE ESTE LOCAL



CLIQUE EM UM DOS ÍCONES ACIMA E FAÇA UM PASSEIO PELO 
NOSSO GRUPO DO FACEBOOK OU PELA NOSSA P�GINA NO INSTAGRAM



#minhamanaushistorias #manausnocoracao #manaus #amazonas #minhamanaushistorias #historiasdemanaus #Manaus #Amazonas #Historia #Viral #Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITE-NOS