quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

GAIVOTA E SUA CASA

 𝗤𝗨𝗘𝗠 𝗙𝗢𝗜 𝗔 "𝗚𝗔𝗜𝗩𝗢𝗧𝗔" ???


Vamos conhecer a "GAIVOTA", e fique sabendo que essa história e muitas outras vc encontra no livro ‘O Igarapé de Manaus’, do nosso amigo José Rocha.

Destaque para a crônica ‘𝐀 𝐂𝐀𝐒𝐀 𝐃𝐀 𝐆𝐀𝐈𝐕𝐎𝐓𝐀’.

Gaivota era uma senhora misteriosa. Suas roupas eram confeccionadas com sacos. Ninguém sabia o seu nome ou a sua história, apenas a chamavam de Gaivota, cuja casa tipo palafita, construída bem no meio do igarapé, chamou muito atenção dos transeuntes durante anos. Gaivota era solitária, gostava apenas da companhia de alguns cachorros vira-latas. Passava o dia recolhendo pela cidade sacolas de plástico, papelão, tábuas e tudo o que pudesse ser útil em sua casa cuja construção nunca tinha fim.

Entre 2007 e 2010, o igarapé de Manaus sofreu uma total transformação com a implantação de um programa socioambiental, e a retirada de todas as residências que o margeavam para a construção do Parque Residencial Manaus e Parque Desembargador Paulo Jacob.

“Quase todos os meus amigos de infância tiveram que se mudar, permanecendo somente os que moravam no lado oposto da margem do igarapé. Estive na inauguração, ocorrida em 16 de março de 2010. Foi uma festa inesquecível, com fogos, bandas musicais, discursos dos políticos, mas estava triste, pois parte da história da minha infância havia sido enterrada”, lamentou.

O livro ‘O Igarapé de Manaus’ tem cerca de 50 crônicas de fatos e pessoas observados por Rocha. Nas crônicas sobre os seus vizinhos os relatos vão de 1964 até 1968, com suas lembranças de quando viveu no flutuante. A segunda fase começa a partir de 1968, com a família morando em terra firme. Algumas das crônicas são ‘O Nego Mau’, ‘O Adelson Mau Elemento’, ‘O Boi de Pano do Valdir Viana’, ‘O Forró da Maria Belém’, ‘O Quintal do Durau’, ‘O Senhor Goiaba’, entre outras.




No local exato onde a casa se encontrava sofreu intervenção urbanística e hoje é conhecida como Praça Desembargador Paulo Jacob, e no local da residência, existe esta mini-rotatória na praça.


   

Fonte de Pesquisa

𝐅𝐨𝐭𝐨 | JORNAL DO COMMERCIO | Hugh Huddleson | OTONI MESQUITA
𝐅𝐨𝐧𝐭𝐞 | LIVRO "O IGARAPÉ DE MANAUS" de José Rocha | Coleção Favela in Manaus - gateway to the rainforest
MANAUS DE ANTIGAMENTE




PARA CORRIGIR, ACRESCENTAR, EXCLUIR ou CRIAR UMA PUBLICAÇÃO... FALE CONSOCO...




PARA VER OUTRAS IMAGENS E OUTROS DETALHES SOBRE ESTE LOCAL
CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE TODOS NOSSOS LOCAIS


VC TAMBÉM PODE ENTRAR NA SUA REDE SOCIAL E FAZER UMA BUSCA APENAS DIGITANDO...
MINHA MANAUS HISTÓRIAS



© 𝘔𝘐𝘕𝘏𝘈 𝘔𝘈𝘕𝘈𝘜𝘚 𝘏𝘐𝘚𝘛𝘖𝘙𝘐𝘈𝘚


#minhamanaushistorias #manausnocoracao #manaus #amazonas #minhamanaushistorias #historiasdemanaus #Manaus #Amazonas #Historia #Viral #Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITE-NOS