Cine-Theatro Polytheama
O Cine-Theatro Polytheama (posteriormente grafado como Politeama) foi um dos cinemas mais tradicionais de Manaus, com uma história dividida em duas fases distintas e localizações diferentes no Centro da cidade.
Primeira Fase: A Casa de Diversões (1899–1907)
A primeira versão do Polytheama foi inaugurada em 19 de agosto de 1899 pelos proprietários Bello & Dias. Inicialmente, funcionava como uma casa de diversões que contava com corridas de carrossel e botequim, situada na esquina da avenida Eduardo Ribeiro com a rua Henrique Martins. As exibições de filmes começaram apenas em outubro de 1900.
- Mudança de Endereço: Em janeiro de 1906, sob a propriedade do Sr. Morris Blondin, foi transferido para a esquina da avenida Eduardo Ribeiro com a rua 24 de Maio, recebendo o nome de Theatro Polytheama. Suas atividades nesta fase encerraram-se em janeiro de 1907.
Segunda Fase: O Grande Cinema (1912–1973)
Em 14 de julho de 1912, Raymundo Fontenelle da Silva, da Empresa J. Fontenelle & Cia., inaugurou o novo Cine-Theatro Polytheama. Esta nova sala não possuía relação direta com a anterior além do nome compartilhado.
- Localização e Estrutura: Situava-se na esquina da antiga rua Municipal (atual Avenida Sete de Setembro) com a avenida 13 de Maio (atual Avenida Getúlio Vargas). Era um cinema imponente, com capacidade original para 1.500 lugares.
- Reforma de 1959: De propriedade da empresa J. Fontenelle & Cia., sob a direção do Dr. Alberto Carreira, o cinema passou por uma reforma de seis meses, reabrindo em 1º de agosto de 1959 com a grafia Politeama. A modernização incluiu maquinário de projeção automático, novo sistema sonoro e iluminação indireta, embora sua capacidade tenha sido reduzida para 1.200 lugares. O filme da reestreia foi o clássico Guerra e Paz.
Importância Cultural e Curiosidades
- Marco da Elite: Juntamente com o Alcazar e o Odeon, o Polytheama ocupou o posto de cinema frequentado pela elite manauense, servindo como uma "escola de costumes" em um período de escassez de espetáculos no Teatro Amazonas.
- Produção Regional: Em 1917, o Polytheama exibiu um filme de Silvino Santos sobre o Horto Florestal, encomendado pelo governador Pedro Bacellar.
- Eventos Especiais: Em 1950, o cinema foi palco de apresentações lotadas, como a anunciada pelo animador Belmiro Barrela. Em 1973, realizou a pré-estreia de gala do filme Cabaret.
Encerramento e Destino do Prédio
O Politeama realizou suas últimas sessões em 1º de julho de 1973, um domingo, encerrando suas atividades juntamente com o Cine Éden. O fechamento ocorreu devido à rescisão antecipada do contrato de arrendamento entre o Dr. Alberto Carreira da Silva e a Empresa de Cinemas São Luiz.
Após a desativação, o prédio teve diversos usos comerciais:
- Rede de eletrodomésticos.
- Agência bancária.
- Empresa de câmbio e turismo.
- Atualmente, abriga uma unidade das Lojas Americanas.
Da arquitetura original, resta preservado apenas o frontão histórico, decorado com uma lira e duas sereias.



Comentários
Postar um comentário