terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

Tacacazeiras de Manaus

Tacacazeiras de Manaus


As tacacazeiras de Manaus nos anos 1960 eram figuras muito importantes da vida da cidade e fazem parte da cultura amazônica até hoje.




Naquela época, era comum ver mulheres preparando e vendendo tacacá nas ruas, principalmente no fim da tarde e à noite. Elas montavam seus pontos em esquinas, praças e perto de mercados, usando mesas simples, panelas grandes e cuias. Muitas vezes, trabalhavam sempre no mesmo lugar, e as pessoas já sabiam onde encontrar “o melhor tacacá”.

As tacacazeiras usavam roupas simples, mas quase sempre estavam bem arrumadas. O preparo do tacacá seguia a tradição: tucupi bem quente, goma de mandioca, jambu e camarão seco. Tudo era feito com muito cuidado, usando receitas passadas de mãe para filha.

Nos anos 60, o tacacá não era só comida: era também um momento de encontro. Pessoas de diferentes idades paravam para conversar, rever amigos e descansar depois do trabalho. As tacacazeiras conheciam muitos clientes pelo nome e faziam parte do dia a dia da cidade.

Por isso, as tacacazeiras de Manaus dos anos 1960 não eram apenas vendedoras de comida. Elas eram guardiãoas da tradição, ajudando a manter viva uma das comidas mais famosas da Amazônia e um costume que continua forte até hoje.

A vendedora de tacacá da foto, tinha sua "banca" na Rua João Coelho (atual Av. Constantino Nery). 


   

Fonte de Pesquisa

Revista LIFE - Anos 60


TEXTO | MINHA MANAUS HISTÓRIAS


Foto(s)

REVISTA LIFE - ANOS 60


PARA CORRIGIR, ACRESCENTAR, EXCLUIR ou CRIAR UMA PUBLICAÇÃO... FALE CONOSCO...




CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE TODOS NOSSOS LOCAIS


VC TAMBÉM PODE ENTRAR NA SUA REDE SOCIAL E FAZER UMA BUSCA APENAS DIGITANDO...
MINHA MANAUS HISTÓRIAS



© MINHA MANAUS HISTÓRIAS


Pensão dos Pilotos

Pensão dos Pilotos

Na foto a Ala feminina, com destaque para as enormes lâmpadas incandescentes e os mosquiteiros. Apesar da simplicidade deste quarto, o conforto e a beleza das manauras se sobrepõem. A "Pensão dos Pilotos",  provavelmente ficava localizada na Avenida Airão. 




O QUE ERA A "PENSÃO DOS PILOTOS"

A Pensão dos Pilotos, que existiu em Manaus nos anos 1940, ficou conhecida como um dos lugares mais importantes da cidade durante a época da aviação internacional na Amazônia.

Naquele período, Manaus era um ponto estratégico para aviões que faziam rotas entre o Brasil, o Caribe, os Estados Unidos e a Europa. Companhias aéreas que atravessavam o Atlântico ou cortavam a América do Sul faziam escalas na cidade para reabastecimento, manutenção e descanso das tripulações.

A pensão funcionava como um local de hospedagem simples, mas organizado, voltado principalmente para pilotos, copilotos e outros tripulantes. Ali eles podiam dormir, se alimentar e descansar entre um voo e outro. Não era um hotel de luxo, mas atendia bem às necessidades de quem vivia a rotina intensa da aviação da época.

O lugar também virou um ponto de convivência. Pilotos de diferentes países se encontravam, trocavam histórias de voo, falavam sobre tecnologia, clima e rotas aéreas. Para muitos moradores de Manaus, ver esses aviadores estrangeiros pela cidade era algo curioso e moderno, reforçando a ideia de que Manaus estava conectada ao mundo.

A existência da Pensão dos Pilotos mostra como Manaus teve um papel importante na história da aviação e como a cidade viveu, nos anos 40, um momento especial de contato internacional, mesmo estando no coração da Amazônia.

   

Fonte de Pesquisa

Revista LIFE - Anos 40


Foto(s)

REVISTA LIFE - ANOS 40


PARA CORRIGIR, ACRESCENTAR, EXCLUIR ou CRIAR UMA PUBLICAÇÃO... FALE CONOSCO...




CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO E ACESSE TODOS NOSSOS LOCAIS


VC TAMBÉM PODE ENTRAR NA SUA REDE SOCIAL E FAZER UMA BUSCA APENAS DIGITANDO...
MINHA MANAUS HISTÓRIAS



© MINHA MANAUS HISTÓRIAS


VISITE-NOS