A Ponte Benjamin Constant, também conhecida como Ponte Metálica, é uma ponte suspensa localizada na avenida Sete de Setembro, sobre o Igarapé do Mestre Chico, entre os bairros Cachoeirinha e Centro da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas.
Sua construção foi iniciada em 1893 e o responsável pela obra foi o engenheiro inglês Frank Hirst Hebblethwaite. No ano seguinte, os pilares de alvenaria já estavam prontos para receber a estrutura metálica que a compõe, cujas peças foram fabricadas pela indústria inglesa Dorman Long & Company Limited — empresa que existe até os dias atuais.
Por ser um símbolo arquitetônico de Manaus, a ponte também se consolidou como um dos principais cartões-postais da cidade.
HISTÓRIA
Para proporcionar maior segurança à população, Eduardo Ribeiro decidiu construir a ponte em ferro e aço. Neste período, Manaus crescia com uma arquitetura totalmente inglesa a exemplo do Mercado Municipal Adolpho Lisboa. A ponte não fugiu à regra e é considerada uma das mais belas pontes do Brasil, sendo uma das mais imponentes de Manaus.
Construída no período de 1893 a 1895 com peças importadas da Inglaterra, no governo de Eduardo Ribeiro, contou com supervisão do engenheiro Frank Hirst Hebblethwait. Foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1895.
A ponte Benjamim Constant é conhecida por outros nomes como "Terceira Ponte", "Ponte Metálica", "Ponte da Cachoeirinha", mas oficialmente a nomenclatura é "Benjamin Constant". Foi completamente reconstruída em 1938 durante o governo de Álvaro Maia. Em 1967, na gestão do então governador Danilo de Mattos Areosa, iniciou-se o segundo processo de recuperação. A restauração ficou sob a responsabilidade da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), com sede no Rio de Janeiro em parceria com o DER-AM (Departamento de Estradas e Rodagem do Amazonas).
Sem reforma há quase vinte anos, em 25 de janeiro de 2005 a Ponte Metálica foi interditada para o tráfego de veículos pesados em razão do risco de desmoronamento de sua estrutura centenária. Dois anos depois, o Governo do Estado iniciou sua restauração, como parte das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus - Prosamim. A Empresa de Construção Civil e Elétrica Ltda. — Econcel foi a responsável pela execução da obra, que além de recursos estaduais, contou com recursos do Governo Federal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Estrutura
Com mais de 120 anos de existência, a Ponte Benjamin Constant — que possui 161 metros de comprimento e 10,50 metros de largura, dois vãos de vinte metros, dois de trinta metros e um de sessenta metros — foi reinaugurada em 25 de setembro de 2008, junto com a primeira etapa do Largo do Mestre Chico.
A ponte teve sua estrutura reforçada para suportar o tráfego de veículos que é intenso naquela avenida, no entanto, foram mantidas suas características originais.Foi novamente totalmente reformada no governo de Eduardo Braga, em 2009.
De acordo com levantamento histórico realizado durante o governo Amazonino Mendes pela Secretaria de Comunicação (1987), a primeira ponte do bairro teria sido construída em madeira e chamada pelos populares de ponte "Itacoatiara".
⊕ MAIS INFOS
Situada na avenida Sete de Setembro, essa ponte de ferro foi construída sobre o igarapé do Mestre Chico e serve de ligação entre os bairros Centro e Cachoeirinha. Sua construção foi iniciada em 1893 e o responsável pela obra foi o engenheiro inglês Frank Hirst Hebblethwaite. No ano seguinte, os pilares de alvenaria já estavam prontos para receber a estrutura metálica que a compõe, cujas peças foram fabricadas pela indústria inglesa Dorman Long & Company Limited – empresa que existe até os dias atuais.
Inaugurada no dia 7 de setembro de 1895, ela foi denominada Ponte Benjamin Constant pelo Decreto 3, de 4 de julho de 1896, de autoria do então superintendente municipal Raimundo Afonso de Carvalho, em homenagem a Benjamin Constant Botelho de Magalhães, que havia sido professor do governador Eduardo Ribeiro na Escola Militar/RJ e ativista do movimento de Proclamação da República.
Além da nomenclatura oficial, ela também ficou conhecida como Ponte da Cachoeirinha, em referência ao bairro de mesmo nome; Ponte Metálica, em razão de sua estrutura, e Terceira Ponte, devido estar localizada após as duas primeiras pontes da avenida Sete de Setembro.
A Ponte Benjamin Constant recebeu, inicialmente, calçamento em paralelepípedos de madeira, depois, substituídos pelos de granito, mais resistentes que os primeiros. Em 1926, foi pavimentada a macadame – mistura à base de pedra britada aglutinada e comprimida.
Por mais de quatro décadas essa Ponte recebeu, apenas, pequenos reparos em sua estrutura. A primeira grande reforma somente seria executada, entre os anos de 1936 e 1939, durante a administração do prefeito Antônio Maia. Uma segunda recuperação aconteceria na década de 60, sob a responsabilidade da Companhia Siderúrgica Nacional – CSN, em parceira com o Departamento de Estradas e Rodagem do Amazonas – DER-Am. Foi reinaugurada em 24 de dezembro 1969 com a presença do então governador Danilo Areosa.
Após ter sido repassada ao Município, o prefeito Jorge Teixeira contratou, em 1975, a empresa Idecore para a execução dos serviços de raspagem, lavagem e pintura da estrutura dessa Ponte, que, três anos depois, foi reformada outra vez.
Em 1987, durante a administração estadual de Gilberto Mestrinho, realizou-se outra recuperação dessa Ponte. No ano seguinte, a Benjamin Constant foi tombada como Monumento Histórico do Estado (Decreto 11.199, de 14 de junho de 1988).
Sem reforma há quase vinte anos, em 25 de janeiro de 2005 a Ponte Metálica foi interditada para o tráfego de veículos pesados em razão do risco de desmoronamento de sua estrutura centenária. Dois anos depois, o Governo do Estado iniciou sua restauração, como parte das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus – Prosamim. A Empresa de Construção Civil e Elétrica Ltda. – Econcel foi a responsável pela execução da obra, que além de recursos estaduais, contou com recursos do Governo Federal e do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Com 113 anos de existência, a Ponte Benjamin Constant – que possui 161 metros de comprimento e 10,50 metros de largura, dois vãos de vinte metros, dois de trinta metros e um de sessenta metros – foi reinaugurada em 25 de setembro de 2008, junto com a primeira etapa do Largo do Mestre Chico.
A Ponte teve sua estrutura reforçada para suportar o tráfego de veículos que é intenso naquela avenida, no entanto, foram mantidas suas características originais.
Também recebeu nova pintura, com seis camadas de tinta, e iluminação computadorizada, com 1.300 luminárias, cujo projeto é assinado por Peter Gasper, cenógrafo alemão que foi o responsável pela iluminação do Congresso Nacional e do Palácio da Alvorada, em Brasília/DF.
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