sábado, 4 de setembro de 2021

Booth Line


BOOTH LINE


O nome é inspirado nos irmãos Alfred e Charles Booth, fundadores da empresa de navegação marítima Booth Line. O complexo Booth Line possuía um conjunto de 17 edificações e surgiu em um momento de maior desenvolvimento econômico e social da Amazônia: o ciclo da borracha.





A companhia de navegação inglesa Booth Line foi fundada em 1866 como Alfred Booth & Co para prestar serviços para as regiões norte e nordeste do Brasil, incluindo a Amazônia. Em 1881, a Booth Steamship Co. foi formada. Em 1901, a Booth e a Singlehurst's Red Cross Line foram fundidas numa única empresa com o nome de Booth Steamship Co.(1901), Ltd. Ao mesmo tempo, para organizar as operações de reboque e de barcaças no rio Amazonas, a Booth & Co. foi formada e estas pequenas unidades transferidas para essa empresa. Em 1911 a Iquitos SS Co. e sua frota foi absorvida pela Booth SS Co. Em 1946, a Booth Line foi vendida para o grupo de empresas Vestey Group e, em 1975, todos os navios do grupo foram reunidos na Blue Star Ship Management Ltd, deixando de existir a Booth Line como uma entidade separada.


A Booth Line fazia transporte de passageiros e cargas entre as cidades de Liverpool e Iquitos, e sua rota incluía ainda Londres, Havre, Porto, Lisboa, Madeira, Belém e Manaus. A Red Cross Line também incluía em sua rota São Luís, escala mantida pela Booth Steamship por alguns anos e depois excluída da rota devido à distância do Rio Amazonas.


Bandeira da Booth Steamship Company


Entre os navios da Booth Line que fizeram a linha entre a Inglaterra e o norte do Brasil, vale registrar o de nome Gregory (2), que naufragou na barra de Tutóia, no estado do Maranhão (Brasil), em 1920. O Gregory (2), de 2.030 toneladas, foi construído em 1891 e adquirido com o nome de Creswell, em 1899, da JE Bowser (Newcastle), ocasião em que foi rebatizado. Em 1907, foi transferido para a Iquitos SS Co. e, em 1911, retornou para a Booth Line.




Entenda o Complexo

Demonstrativo de "No Amazonas é Awssim"


Booth Steamship Company



O casario onde funcionou a sede da Booth Steamship Company, prédio de esquina com oito janelas e portas, se transformou, mais tarde, na primeira loja a vender artigos importados no início da Zona Franca – o Entreposto Internacional da Zona Franca de Manaus (EIZOF).



Manaós Tramways and Light Company



A sede da Manaós Tramways and Light Company, firma inglesa responsável pelos bondinhos e pela energia elétrica da cidade.



Casa Comercial de Waldemar Scholz / Agência do Banco do Brasil / Agência Llyod Brasileiro / Tribunal de Contas do Estado/ Casa do Pequeno Trabalhador.



O prédio ao lado de onde funcionava a Manáos Tramways and Light Company, funcionou, primariamente como a Casa Comercial de Waldemar Scholz, depois como agência do Banco do Brasil, sede da agência Llyod Brasileiro, depois como o Tribunal de Contas do Estado, e mais tarde como a “Casa do Pequeno Trabalhador”.



O bar e restaurante Bolsa Universal



O local onde funcionava o Bar e Restaurante Bolsa Universal foi o primeiro a ser completamente destruído e hoje funciona como estacionamento privativo.




O COMPLEXO BOOTH LINE VAI VOLTAR

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Fonte de Pesquisa

IPHAN



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